
O Secretário-Geral da Frelimo, Chakil Aboobacar, iniciou a sua visita de dois dias à província de Maputo, na manhã desta Quarta-feira, 14 de Maio, reforçando a mensagem de esperança à população, na sequência das manifestações violentas que caracterizaram o período pós-eleitoral, afectando significativamente o tecido social e económico nesta parcela do país.
Falando em Conferência de Imprensa, realizada momentos após a sua chegada à cidade da Matola, capital da província, Chakil Aboobacar assegurou que há esforços em curso para garantir a retoma à normalidade, facto que se evidencia com o funcionamento pleno das instituições do Estado e dos órgãos do Partido.
O dirigente manifestou-se satisfeito pelo facto de ter constatado que, apesar dos desafios, a população continua a trabalhar para se reerguer, construindo as suas vidas num ambiente revestido de optimismo e solidariedade.
“Estamos bastante encorajados e a mensagem é mesmo essa de esperança, de nos abraçar e reconciliarmo-nos, trabalhando para a unidade e coesão entre os moçambicanos e apoiar o Camarada Presidente Daniel Chapo nos esforços de pacificação do País, através do Diálogo Nacional e Inclusivo” – destacou o SG.
O Secretário-Geral da Frelimo convidou, por outro lado, a população da província de Maputo para se juntar às celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, num ambiente de harmonia, festa e consolidação da unidade, justificando que os moçambicanos precisam de ter a paz como o único caminho para assegurar o desenvolvimento sustentável do País.
“Os indicadores que tivemos nos primeiros 100 dias de governação mostram-nos que, de facto, o Governo da Frelimo está no caminho certo e vai conduzir a população de Moçambique, de forma particular da província de Maputo, para o desenvolvimento” – concluiu Chakil Aboobacar.