CCB-M exibe hoje Kalush, filme sul-africano que narra momentos da anti-apartheid
Kalush vai ser exibido hoje no Centro Cultural Brasil-Moçambique, na zona baixa de Maputo e encerra o ciclo de cinema dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que iniciou na última segunda-feira.
A sinopse explica que que filme sul-africano Kalushi é baseado na história real de Solomon Kalushi Mahlangu, vendedor ambulante de rua quando o Levantamento Estudantil de Soweto eclodiu, a 16 de Junho de 1976. Mesmo sem ter participado nos protestos estudantis, Salomon foi brutalmente espancado por um policial por viajar ilegalmente de comboio. Após o incidente, vai para o exílio com o ANC, para ser treinado como combatente. Ainda de acordo com a sinopse, após o seu retorno à África do Sul, Solomon se torna um ícone internacional do movimento de libertação do país.
Realizado pelo cineasta sul-africano Mandla Walter Dube, Kalush “contando inteiramente sob uma perspectiva negra, Kalushi é uma importante história anti-apartheid e um filme importante sobre o longo percurso do país em busca da verdade, igualdade, compaixão e reconciliação”.
No referente ao roteiro desde o início do ciclo de cinema dos BRICS CCB-M projectou na segunda-feira o filme brasileiro Gabriel e a Montanha, de 2017, na terça-feira foi a vez do filme russo Sobibor, baseado na história da insurreição do campo de extermínio Sobibor, durante a Segunda Guerra Mundial.
Seguiu-se na quinta-feira, sempre pelas, pelas 18h00, foi a vez do filme indiano Mary Kom, uma crónica de uma realização audaciosa da pugilista Indiana Mary Kom (Priyanka Chopra), ontem a china exibiu a comédia romântica chinesa “If you are the one” (Se és a pessoa certa), que conta a história de Qin Fen, um inventor solteiro, honesto e divertido, que conhece Smiley, deprimida pela traição pelo término de seu relacionamento.