Brasil exibe Gabriel e a Montanha, estória acontece no monte Mulanje perto de Moçambique
A embaixada de Brasil exibiu na segunda-feira (08 de Outubro), em Maputo, o filme Gabriel e a Montanha, de 2017. De acordo com a sinopse, a película é uma narrativa poética sobre a viagem de Gabriel Buchmann pelo continente africano e sua decisão de escalar o mítico Monte Mulanje.
O monte Mulanje é um grupo de grandes montanhas localizadas no sul do Malawi (sendo a montanha mais alta do país, mede aproximadamente 22×26 km e tem uma altitude de 3.002 m no seu ponto mais alto, Sapitwa ou Monte Mulanje) , perto da cidade de Blantyre. O monte separa Malawi de Moçambique, no distrito de Milange, província central da Zambézia.
Em Maputo, Gabriel e a Montanha foi projectado na sequência da inauguração do Ciclo de Cinema dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que se realiza entre os dias 8 e 13 de Outubro, no Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM).
O ciclo é organizado conjuntamente pelas embaixadas dos países dos BRICS em Maputo e conta com filmes recentes dos países envolvidos e nunca exibidos em Moçambique, uma vez que não costumam entrar no circuito comercial da cidade. Os cinco filmes serão exibidos na língua original, com legendas em português.