O experiente jornalista em cobertura eleitoral, Borges Nhamire, sublinhou que a Renamo está em desvantagem porque o seu grande estrela, Venâncio Mondlane, foi retirado da lista e isto ‘’é um duro golpe porque a renamo preparou-se para ‘’assaltar’’ Maputo com seu ponta-de lance que é Venâncio Mondlane.
Sabe-se que o Conselho Constitucional (CC) de Moçambique reprovou, na terça-feira (04 de Setembro), o recurso que o partido Renamo submeteu no dia 27 de Agosto, contestando a decisão da Comissão Nacional de Eleições (CNE) que afasta Venâncio Mondlane da posição de cabeça-de-lista da ‘’Perdiz’’nas eleições autárquicas de 10 de Outubro.
Borges Nhamire comentou que discute-se que o engenheiro Venâncio Mondlane renunciou o mandato por irresponsabilidade. ‘’Venâncio Mondlane não renunciou por irresponsabilidade, mas sim, por incompatibilidade legal, tendo sido eleito Deputado da Assembleia da República não podia continuar membro da Assembleia Municipal.
Nhamire entende que o afastamento de Mondlane, ‘’legalmente pode ser uma decisão correcta, mas que não é justa. Efectivamente um político activo como o engenheiro Venâncio Mondlane não pode ser proibido de concorrer por lei. Que seja o cidadão a não votar nele.’’
Neste momento o maior partido da oposição tem que desenhar o seu plano B porque, ‘’Venâncio Mondlane era uma grande contratação,permita-me usar o termo, para Renamo.’’
Recordar que Venâncio Mondlane ganhou acima de 40% de votos em 2013 na cidade de Maputo quando concorrria como candidato do Movimento Democrático de Moçambique(MDM).
Borges Nhamire entende que nas eleições autárquicas de 10 de Outubro, próximo, a luta de Venâncio Mondlane pela Renamo era de tentar manter os 40% o que lhe daria a possibilidade de ser o Presidente do Município, por causa do próprio modelo eleitoral adoptado.
Mesmo sem Venâncio Mondlane na corrida eleitoral, segundo o jornalista, é preciso entender que a Renamo não vai morrer porque não tem Venâncio Mondlane. A Renamo é muito superior a qualquer figura. Nhamire lembrou que o partido perdeu o seu grande líder ao longo da História, Afonso Dhlakama, e continua em acção. Não é por perder Venâncio Mondlane, como cabeça-de-lista, que não vai sobreviver.
Até 10 de Outubro, pela lei é automaticamente cabeça-de-lista do partido Renamo, o segundo lugar da lista do partido, nesse caso é o General Hermímio Morais, também conhecido entre os seus antigos colegas de guerrilha por ‘’Bob Charlton.’’