Subiu de cento e quatro para sento e sete o número de casos positivos da COVID-19 no país, anunciou na tarde de hoje-quarta-feira, a Directora Nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene. ‘’Até hoje, 13 de Maio de 2020, em Moçambique foram testados 4.740 casos suspeitos, dos quais 359 nas últimas 24 horas. Dos novos casos suspeitos testados, no laboratório do Instituto Nacional de Saúde e no Laboratório do centro de Biotecnologia da Universidade Eduardo Mondlane, 356 revelaram-se negativos e três (3), revelaram-se positivos, para COVID-19.’’
Note-se que para além do Instituto Nacional de Saúde- onde oficialmente eram feitos os testes o sector da Saúde anunciou testar os casos em mais um lugar: Centro de Biotecnologia da Universidade Eduardo Mondlane, – aumentando assim, a capacidade de testagem do ponto de vista de instalações.
‘’Do total dos testados, nas últimas 24 horas: 16 são de Tete, 13 são de Sofala, 223 são da Província de Maputo (incluí a testagem de moçambicanos repatriados da República da África do Sul) e 107 são da Cidade de Maputo’’, disse a Directora Nacional de saúde Pública.
Descrição das novas infecções
Dos casos novos, três (3) indivíduos são de nacionalidade moçambicana, 1 com sintomatologia leve e 2 sem sintomas. Destes, na cidade Maputo -um (1) indivíduo é do sexo masculino, de 29 anos de idade, com sintomatologia leve. Outro indivíduo é, igualmente, do sexo masculino, 40 anos de idade. O mesmo, faz parte de um grupo de moçambicanos repatriados da República da África do Sul.
‘’Na Província de Maputo – Um (1) indivíduo é do sexo masculino e 34 anos de idade. Este, também, faz parte de um grupo de moçambicanos repatriados da República da África do Sul e encontra-se a cumprir o isolamento domiciliar, na Cidade Xai-Xai,(província de Gaza)’’, refere um documento enviado à nossa redacção.
Com efeito, actualmente o país conta com 107 casos positivos registados, sendo 95 de transmissão local e 12 casos importados.