Jornalismo ao pormenor

AMT faz balanço positivo de 2024, onde Governo cumpriu sua meta de compensações com transportadores interurbanos

Sem avançar valores, o Administrador do Pelouro de Finanças e Recursos Humanos da Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo (AMT), Machaure Alberto fez uma avaliação positiva de 2024 tendo sublinhado que durante o ano o Governo pagou com sucesso, todos os compromissos com os transportadores interurbanos referente ao pagamento de subsídios  de compensação que visa aliviar as despesas de operação nos transportes urbanos.

O Administrador do Pelouro de Finanças e Recursos Humanos da Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo (AMT), Machaure Alberto, explicou a AMT tem alcançado com sucesso a sua visão de desenvolver um sistema de transportes públicos eficientes e sustentável dando respostas às necessidades das populações da área metropolitana de Maputo, onde se articulem, complementem e cooperem os diferentes actores envolvidos, constituindo também um factor de coesão social.

Machaure Alberto explicou que a AMT tem um plano com os operadores de transportes interurbanos da zona metropolitana que iniciou em 2022. Este plano consiste em um pagamento de subsídios de compensação pra cerca de três mil operadores de transporte. Machaure Alberto não partilhou o valor dado a cada operador, nem o valor total disponibilizado pelo Governo. Mesmo assim avançou que desde 2022 a agência tem vindo a cumprir com os compromissos das compensações.

Alberto destacou que, por exemplo, actualmente já pagou as dívidas de compensações dos anos anteriores, faltando apenas um pagamento referente a Dezembro de 2023. O Administrador do Pelouro de Finanças e Recursos Humanos sublinhou que o pagamento em falta será pago até próximo Fevereiro.

Machaure Alberto fez a questão de sublinhar que 2024 foi um ano extremamente positivo tendo se caracterizado com pagamentos das compensações de forma antecipada. “Pagamos as compensações tosos os meses de forma antecipada até Dezembro. Neste Janeiro ainda não pagamos, mas estamos a espera que o valor seja depositado no Banco e Vamos pagar no máximo até dia 20 de Janeiro”, explicou.

Criada pelo Conselho de Ministros, em 2017, a Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo (AMT) é uma instituição pública com autonomia administrativa e financeira para planificar e gerir o sistema integrado de transportes em Maputo, Matola, Boane e Marracuene. Maputo Cidade, Matola, Boane, Namaacha e Manhiça.

Fonte: Magazine Independente

Deixe uma resposta