XIQUITSI abre temporada 2025 com encontro entre Valimba e rítmos clássicos

A Temporada de Música Clássica Xiquitsi 2025, inicia neste mês de Maio, com a 1ª Série de concertos 2025. Será uma sessão histórica que reflecte o seu impacto transformador na inserção social e formação de adolescentes e jovens. Neste contexto, de 8 a 11 de Maio, Maputo volta a ser palco da excelência artística da Orquestra, Coro e Percussão Xiquitsi, num alinhamento que une gerações e celebra a música tradicional moçambicana e a clássica do mundo.

Esta série transporta em grande medida para o palco a moçambicanidade pelos músicos envolvidos, com o calor de convidados internacionais. Por outro lado, reflecte a maturidade do projecto Xiquitsi e os frutos de 12 anos de investimento no ensino colectivo de música, com vários antigos alunos que actualmente actuam como músicos profissionais, professores ou estudantes de prestigiadas escolas no País e no Estrangeiro.

Assim, para abrir a temporada, será realizado um Concerto de Gala, no dia 08 de Maio, às 19h00, no Salão Nobre do Conselho Municipal de Maputo. O Concerto de Gala vai apresentar um rico repertório com obras de Vivaldi, Mozart, Halvorsen, Sibelius e arranjos de compositores moçambicanos como José Barata, Xixel Langa e ainda a estreia em Moçambique da obra do jovem compositor moçambicano, Estevão Chissano. Este concerto contará ainda com interpretações a solo dos jovens xiquitsianos, Inérzio José Macome,  formado com distinção(20v) na Escola Superior de Música de Lisboa e Alexandre Munguambe, ainda em formação no Xiquitsi.

No dia 10 de Maio, às 19h00, no Centro Cultural Moçambique – China, vai acontecer  a “Noite Fora de Série”, que este ano ganha um carácter especial. É que pela primeira vez, o projecto acolhe o mestre de valimba, Pai Leão, artista da Beira de grande gabarito. O concerto será dividido em dois actos, o primeiro contempla a actuação da Orquestra, Coro e Percussão Xiquitsi e o segundo, o universo sonoro da valimba em diálogo com outros instrumentos e artistas moçambicanos. Além do concerto, Pai Leão vai orientar um workshop sobre a história, construção e técnica deste instrumento tradicional, numa iniciativa pioneira rumo à valorização da valimba em Moçambique.

O encerramento desta série será com o acolhedor e tradicional concerto denominado “Tarde para Pais e Filhos”, a acontecer no dia 11 de Maio, às 15h, no Montebelo Indy Congress, onde se explora o ambiente familiar e didáctico. O momento vai para além de obras clássicas, destacar temas moçambicanos e homenagear Edilson da Conceição, antigo aluno do Xiquitsi falecido em 2018. A peça de homenagem terá o arranjo de Estêvão Chissano e representa um dos momentos mais emotivos do concerto, simbolizando a união entre o passado, o presente e o futuro do projecto.

O Xiquitsi, com direcção artística da fundadora do projecto, Kika Materula, reafirma com esta Temporada, o seu compromisso com a valorização da cultura nacional e a transformação social através da música.

Artistas

Gustavo Rermark- Violino, Ekaterina Triana James – Violino, Agnes Golias- Viola d’arco, Cara Coetze- Viola d’arco, Alexandre Munguambe- Violoncelo, Inérzio Macome – Violoncelo, Humberto Tandane Júnior- Teclado, Xixel Langa-Voz, Orquestra, Coro e Percussão Xiquitsi

Kika Materula – Direcção Artística e Oboé

KikaMaterulaXIQUITSI
Comentários (0)
Adicionar comentário