Pesquisas revelam que em Janeiro de 2021 a terra vai um aquecimento superior. Prevê-se que o referido aquecimento seja registado nos dois hemisférios, mas se fara sentir mais no hemisfério norte por esta ser uma zona habitualmente de baixas temperaturas.
A imagem acima, retirada a partir de um video de simulação, exibe uma animação de alta resolução do evento Sudden Stratospheric Warming (SSW) que em português se traduz por Aquecimento Estratosférico do Sudoeste, previsto sobre o pólo norte no início de janeiro de 2021, mostrando o nível de 10 mb (~ 30 km de altitude), que revela uma forte onda de aquecimento desenvolvendo-se na região asiática.
O Vórtice Polar Frio é comprimido, reduzindo muito a sua capacidade, afectando o inverno no hemisfério Sul como prevê a Mansion Global Mediavine sobre o evento de aquecimento estratosférico de janeiro de 2021 para SWE / FA.
No nosso planeta azul, a simulação sobre a circulação atmosférica mostra o evento de aquecimento na estratosfera sendo marcante para o inverno e verão nos hemisférios Norte e Sul, dado que pode mudar o curso do desenvolvimento do clima e afetar a circulação global nos dois hemisférios aumentando o aquecimento global.
O fenómeno atmosférico que causa este evento é conhecido por Vortex Polar que conecta o fundo da atmosfera (nosso clima) com a estratosfera, trocando fortemente energia entre essas duas camadas que chega abalar as bases do desenvolvimento do clima em todo o hemisfério norte e consequentemente o hemisfério sul.