Inicia nesta sexta-feira, 15, a inscrição dos proponentes de candidaturas de partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos interessados em participar nas quintas eleições autárquicas de 10 de Outubro próximo.
As inscrições terminam no dia 29 do mês em curso e decorrem em simultâneo com a indicação dos mandatários dos proponentes e a sua respectiva credenciação. Esta informação foi revelada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), durante a reunião com partidos políticos que tinha como objectivo a divulgação das alterações do calendário eleitoral, sendo que uma delas é justamente o período para a inscrição que passou de 1 a 15 de Junho para 15 a 29 do mesmo mês.
“Esta alteração obrigou-nos a alterar também a data do início da apresentação e verificação das candidaturas para 5 a 27 de Julho”, disse Abdul Carimo, presidente da CNE.
Para a CNE, o “atraso” de duas semanas no calendário eleitoral beneficia mais os partidos políticos e outros concorrentes, uma vez que terão mais tempo para preparar as candidaturas.
“Desde Abril de 2017 que os partidos políticos já tinham o calendário do processo eleitoral, por isso os 15 dias de atraso são uma vantagem para eles”, observou Abdul Carimo.
Fontes: Notícias/O País