Texto: Bernardino Navurula
A Directora do Serviço de Urgência do Hospital Central de Maputo (HCM), Madalena Manjate, informou, nessa segunda-feira, que todos os doentes recebidos no HCM na sequência do acidente de Manhiça, estão gravemente feridos.
O acidente de sábado do tipo choque entre carros, envolveu um autocarro da transportadora Nhancale, proveniente da cidade da Beira, com distinto à cidade de Maputo e dois camiões de transporte de carga, causou vários feridos graves, e mais de trinta mortes.
“Dos 12 doentes recebidos no HCM, um(1) perdeu a vida e 11 continuam internados nos diferentes serviços de cirurgia do HCM”, informou, Madalena Manjate.
Segundo Madalena Manjante, dos doentes recebidos, três (3) necessitaram de cirurgia de urgência pela equipe da ortopedia e cirurgia geral, quatro (4) estão internados na ortopedia com diferentes tipos de trauma de fratura dos membros, um (1) no estado crítico está na unidade de cuidados intensivos da cirurgia por causa de um trauma da cabeça, um (1) doente está na enfermaria internal,dois ( 2) estão na cirurgia, uma (1) criança de dois anos de idade está internada na cirurgia pediátrica, totalizamos 12 doentes.
A Directora do Serviço de Urgência do HCM fez a questão de explicar que 11 estão todos internados nos diferentes serviços de cirurgia o outro sendo o que perdeu a vida no HCM.
De acordo com o Madalena Manjante, houve necessidade de fazer transfusões de sangue aos doentes internados nos diferentes serviços de cirurgias.
Madalena Manjante apelou para que pessoas se façam aos serviços do HCM para doarem sangue.
Não só, Madalena Manjante usou a ocasião para apelar aos automobilistas que se fazem a estrada a conduzirem com cuidado, não excedendo a velocidade e o consumo do álcool.