SPHEREx é uma sonda da NASA que vai ajudar os astrônomos a entender como nosso universo evoluiu e como são comuns os ingredientes dos sistemas do nosso planeta na nossa galáxia. A empresa selecionada pela NASA para fornecimento de serviços de lançamento é Space Exploration Technologies (SpaceX) localizada em Hawthone, Califórnia, USA.
A missão, que é financiada pela Divisão de Astrofísica do Diretório de Missão Científica da NASA na sede da agência em Washington, é liderada pelo Programa do Explorador no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia é responsável pelo gerenciamento geral do projeto, engenharia de sistemas, integração e testes e operações da missão.
SPHEREx leva uma missão astrofísica planejada para dois anos com objectivo de pesquisar o céu na luz infravermelha, que, embora não seja visível ao olho humano, serve como uma ferramenta poderosa para responder a questões cósmicas envolvendo o nascimento do universo e o desenvolvimento subsequente de galáxias.
Esta missão vai procurar água e moléculas orgânicas, que são essenciais para a vida nas regiões onde as estrelas nascem de gás e poeira, conhecidas como berçários estelares, bem como o discos ao redor de estrelas onde novos planetas se formam. Os astrônomos vão usar esta missão para colectar dados com mais que 300 milhões de galáxias e como mais de 100 milhões de estrelas na nossa própria galáxia, a Via Láctea ou Estrada de São Tiago.
O custo total para a NASA lançar o SPHEREx é cerca de US $ 98,8 milhões, que inclui o serviço de lançamento e outros custos relacionados à missão e será lançada em junho de 2024, com um foguete designado dd Falcon 9 do Space Launch Complex-4E a ser lançado na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia.