Dados do sector da Saúde, publicados nesta tarde, indicam que nas últimas 24 horas houve cinco novos suspeitos da Mpox. O Sector acalma que todos estão em isolamento domiciliar e sem registo de óbito. O documento partilha que o sector processou 11 amostras, das quais uma (1) foi positiva do distrito de Lago – em Niassa. 10 foram negativas e tiveram alta do isolamento domiciliar.
O Ministério da Saúde explica que há suspeitas de 20 casos, dos quais cinco ainda não foram testados.
Com efeito, dados cumulativos de 11/07/25 a 15/07/25 avançam um total de 20 suspeitos, 15 testados, quatro positivos, e nove em isolamento.
O sector aponta igualmente para zero total de altas, zero óbitos, zero por cento de taxa total de letalidade, 27 total de contactos rastreados e igual número de contactos em seguimento.
“A Mpox é perigosa. Previna a doença evitando contacto físico com pessoas doentes ou suspeitas, lavar as mãos com frequência. Não partilhe roupa, toalhas e roupa de cama com pessoas infectadas. Se tiver borbulhas que se assemelham com a varicela dirija-se imediatamente a Unidade Sanitária mais próxima”, avisa a autoridade da Saúde através do referido Boletim Diário.