O Governo da Frelimo liderado por Daniel Chapo premiou o actual Secretário-Geral (SG) da Organização da Juventude Moçambicana(OJM), Silva Livone, com o cargo de Secretário do Estado na Província de Niassa e, para preencher o lugar agora vazio, o novo SG do braço juvenil da Frelimo será eleito entre os dias 10 a 12, durante a VII Conferência Nacional da OJM, numa lista composta por Constantino André, Baera Moreira Samson Chongo.
“Em termos de programação geral, relativamente à Conferência Nacional, ao nível central nós recebemos três candidaturas a secretário-geral da OJM, o prazo estava fixado de submissão das candidaturas de dia 20 a 30, portanto, de junho e cumprimos o prazo”, explicou Livone.
Silva Livine explicou que Constantino André é um jovem que vem do movimento associativo juvenil, já há bastante tempo no Conselho Nacional da Juventude, “mas também aqui na nossa organização, na OJM, ele formou-se, portanto, em diplomacia e relações internacionais no País, e teve curso de pós-graduação na República Popular da China.” É um natural da província de Gaza.
Baera Moreira “é um jovem emergente, que naturalmente é finalista de licenciatura na Universidade Eduardo Mondlane, mas também faz parte da nossa direção, é o secretário para a área de mobilização e propaganda, é o porta-voz da nossa OJM, já foi presidente do Conselho Distrital da Juventude, foi na cidade de Maputo.” Baera Moreira é Natural de Maputo.
Samson Chongo ” é um jovem empreendedor, que também é militante da nossa organização há muitos anos, é um jovem dedicado à causa da organização.” Samson Chongo é natural de Tete.
Em geral, “os três candidatos estão em condições. De fato, a Comissão Política terá esta decisão superior, porque o que se avalia, para além do perfil, existem questões comportamentais, questões ideológicas, para além das qualidades académicas, intelectuais, a questão do patriotismo, o nível da maior pátria, portanto, isso conta muito, a questão da experiência de trabalho em organizações juvenis, também em missões de partido ou de sociedade civil, conta muito a relação com o meio e com a sociedade, antecedentes criminais”, Partilhou Silva Livone.