Segredos da actividade solar: dos ciclos às consequências

Por: Gervásio Anela

A contagem de ciclos solares iniciou em Fevereiro de 1755, abrangendo  intervalos de 11 anos, e, tendo-se observado o 2° ciclo como o menor de todos com nove anos e o 4° o maior com 13 anos. A actividade do sol desempenha um papel importante nas alterações alterações climáticas do planeta terra e outros sistemas do universo.


O ciclo solar ocorre durante 11 anos. Neste período o sol acomula energia, como se tratasse de uma bateria a receber carga. Esta acomulação de energia é proporcional a sua actividade baseada na libertação dessa energia para universo, colectando coronas solares na forma de plasma muito quente.

Esta actividade é crescente até a medade do ciclo (11:2=5.5), calculado por cinco à seis anos, o que quer dizer que entre o quinto e o sexto anos após o início do ciclo o sol atinge o seu máximo de actividade equivalente ao fornecimento máximo de energia e por consequência, libertação máxima da mesma energia (Máximo de activiodade solar). Daí começa a decrescer até ao seu mínimo, e aí o sol fica sem executar alguma actividade. Por isso o 24° ciclo iniciou em 2009 e atingiu o seu máximo de actividade em 2014 daí decresceu. Até em Dezembro de 2019  atingiu o seu mínimo.

Agora, em 2020, o sol está em actividade e vai atingir o seu máximo em Julho de 2025 para decrescer até atingir o seu mínimo em dezembro de 2031. Neste nosso 25° ciclo  a previsão da SOD é que tudo será tudo calmo.

De acordo com NASA (National American Space Administration que em português significa Administração EspacialNacional Americana) e SOD (Solar Observation Dynamic, que em português se traduz por Obervação Dinâmica Solar) apresentam a imagem do Sol transitando do 24° ciclo para o 25° ciclo.

Os dois semi-círculos apresentados na imagem, correspondem o mínimo e máximo da  atividade solar, sendo que a fase da atividade mínima o nosso sol atingiu em Dezembro de 2019 representando o fim do 24° ciclo e iniciando o 25° ciclo.

Na imagem a direita está representada pelo mínimo da atividade solar, enquanto que a esquerda mostra a região activa com imagens no extremo ultravioleta órbita com átomos ionizados.

De acordo com as previsões da SOl, o 25° ciclo actualmente em vigor (2020 – 2031) actividade solar será caracterizada por ser calma, atingindo-se o máximo da actividade solar em 2025.

A contagem de ciclos solares iniciou em Fevereiro de 1755, abrangendo  intervalos de 11 anos, e, tendo-se observado o 2° ciclo como o menor de todos com 9 anos e o 4° o maior com 13 anos.

A actividade sol desempenha um papel importante nas alterações importantes nas alterações climáticas do planeta terra e outros sistemas do universo.

Astrologiasol
Comentários (0)
Adicionar comentário