Depois de boicotar cerimónia solene, Renamo avança que deputados poderão tomar posse nos próximos dias. “Os deputados eleitos pela RENAMO poderão tomar posse nos próximos dias e o expediente para o efeito poderá ser submetido à Assembleia da República em breve”, avançou, nesta sexta-feira, o porta-voz do partido, Marcial Macome.
Na segunda-feira 13 de Janeiro os deputados da Renamo e do MDM não se fizeram presente na cerimónia solene da tomada de posse que deu o início da X legislatura da Assembleia da República (AR), na sequência das eleições de 09 de Outubro. Os dois partidos justificaram que não concordam com os resultados e apelavam a recontagem dos votos. Agora, em menos de trinta dias, a Renamo decidi recuar na decisão tomada e optar pela tomada de posse no Parlamento.
O porta-voz da Renamo, Marcial Macome, nesta sexta-feira, em conferência de imprensa, avançou igualmente que a Comissao Política Nacional do Partido Renamo, reunida ontem, em sessão ordinária, marcou para os dias 7 e 8 de Março próximo na cidade de Vilankulo, província de Inhambane.
Segundo o porta-voz a reunião do Conselho Nacional irá discutir assuntos como que incluem situação política económica do país, o processo eleitoral e a situação política interna do partido. Questionado sobre a contestação do presidente da RENAMO por parte de alguns desmobilizados da RENAMO, Macome respondeu que trata-se de um assunto interno e que o mesmo será discutido na reunião do Conselho Nacional.