Durante o primeiro semestre de 2025, a Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ) implementou, em estreita colaboração com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), 14 programas de capacitação, que envolveram mais de 450 militares moçambicanos.
Estas atividades incluíram formações técnicas, cursos de liderança, pedagogia militar, treino CIMIC, condução tácita e assessoria institucional ao Estado-Maior Geral. Também foram lançados programas essenciais para a sustentabilidade logística e operacional dos meios transmitidos no âmbito do European Peace Facility (EPF).
Actividades realizadas pela EUMAM MOZ no âmbito Civil-Militar
No primeiro semestre de 2025, a EUMAM MOZ desenvolveu também diversas actividades de Cooperação Civil-Militar (CIMIC), reforçando o apoio social a instituições e comunidades conjuntamente com as Forças de Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) num impacto direto de muitas quantidades de crianças e jovens.
Entre janeiro e junho, a missão desenvolveu iniciativas solidárias em orfanatos, escolas e centros de apoio, num esforço concertado para apoiar o desenvolvimento social e educativo da população.
As atividades começaram a 23 de janeiro, com uma ação na Associação de Amigos das Crianças Órfãs com SIDA (AACOSIDA), na Matola. Nesta ocasião, foram entregues materiais escolares, brinquedos, livros, roupas e calçados, beneficiando cerca de 89 crianças, além de se terem dinamizado jogos tradicionais.
Ainda em Abril, no Dia Mundial do Livro, a EUMAM MOZ, em conjunto com a tripulação do navio italiano ITS Luigi Rizzo, promoveu uma atividade CIMIC na Escola Primária do 1.º e 2.º Graus de Cumbeza, em Marracuene, envolvendo a doação de livros, brinquedos e lanches às crianças.
As celebrações do Dia Internacional da Criança, a 1 de junho, levaram uma missão até ao Orfanato Missão de São Roque, na Bela Vista, onde foram organizadas atividades recreativas e entregues alimentação a cerca de 100 crianças. Nos dias 3 e 16 de junho, a EUMAM MOZ esteve no Orfanato Esperança, na Katembe, entregando bens essenciais, incluindo roupas, comida e roupa de cama.
Estas ações refletem o compromisso contínuo da EUMAM MOZ com o apoio às situações mais vulneráveis e o fortalecimento dos laços de confiança entre as forças militares e as comunidades moçambicanas, num contexto de promoção da estabilidade e segurança no País.
A Missão da União Europeia em Moçambique é actualmente comandada pelo Brigadeiro-General português Luís Barroso e conta com 83 militares de 11 nacionalidades.