No princípio da noite de terça-feira (28 de Abril ) o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Osvaldo Petersburgo convocou a imprensa para explicar sobre os mais de quarenta e oito mil empregos que ontem, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse o país ter criado ao longo dos primeiros 100 dias da sua governação.
Lembre-se que ontem, por volta de 20h00 quando o presidente anunciou os números muitos moçambicanos fizeram cálculos que concluíram o país conseguir produzir mais de 480 empregos por dia. Isto indignou muita gente e foi motivos de debates nas redes sociais, dado que o número de desemprego no país é absolutamente revoltante.
‘’É preciso olhar para o número de emprego de cada província. Essa constatação de 483 por dia é uma falácia. É não saber contabilizar os números de acordo com aquilo que é Moçambique real’’, disse o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Osvaldo Petersburgo, no seu Gabinete de Trabalho, em Maputo.
Para Petersburgo, muitos que fizeram os cálculos não tiveram a atenção de incluir na Matemática a questão dos distritos que o país contém dado que se assim procedessem concluíram que na verdade cada distrito empregou três moçambicanos por dia, o que na opinião de Petersburgo é aceitável.
‘’Essa é uma pergunta de alguém que não fez os cálculos de que Moçambique tem 11 províncias e 154 distritos. Se fizer este cálculo que fez (dividir 48.323 por 100. Depois, dividir o resultado pelo número dos distritos o resultado será três.) há-de concluir que este número vai descer até três.’’
As contas do ‘’professor’’ Petersburgo incluem sábados e domingos. E indicam também que todos os distritos do país empregam pessoas. E há mais.
A explicação de Osvaldo Petersburgo indica que se um pedreiro reabilitar uma casa de banho durante sete dias no mínimo, e receber um valor acima igual ou acima do salário mínimo,
automaticamente este pedreiro – por mais que depois passe situações de pobreza e necessidade – está incluindo no número de empregos anunciados por Mr. Presidente na segunda-feira, durante os 100 dias da governação.
‘’Estar empregue em Moçambique significa ter trabalhado durante um determinado período do tempo e ter um rendimento. Por exemplo está definição diz que aquele que trabalhou durante uma semana e teve um rendimento acima do salário mínimo, este cidadão é considerado como um emprego, podendo ser um cidadão que trabalhou por conta de outrem ou por conta própria, desde que tenha um rendimento é considerado como um emprego criado. Este é o conceito de Organização Internacional de Trabalho. Este é o conceito que está na política de Moçambique.’’
‘’No período de Janeiro a Março foram registados em Moçambique 48.323 empregos. Estes empregos foram essencialmente nas áreas de agricultura, comércio a retalho e a grosso, construção e trabalho portuário’’, disse.
Fonte: Canal de Moçambique e Lupa News