Primeiros passos na parceria UP-Maputo e Universidade de Malawi

Com o horizonte virado para o estreitamento de parceria académica e administrativa a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) recebeu, na terça-feira, na sala dos grandes actos, uma delegação da Universidade de Malawi (UNIMA) encabeçada pelo Reitor da instituição, Samson Sajidu. A UNIMA é a maior instituição de ensino superior no país vizinho, Malawi. A comitiva reuniu-se num primeiro momento com o Reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão, Vice-Reitora Administrativa, Leonilda Savenca e Vice-Reitor Académico, José Castiano, e ainda Directores das Faculdades e Unidades Orgânicas, estando previstas actividades conjuntas que culminarão com a assinatura de um memorando de entendimento.

Uma nota da UP-Maputo sublinha que este primeiro contacto entre a UP-Maputo e a UNIMA foi bastante produtivo, marcado por apresentações de ambas instituições, com destaque nos projectos desenvolvidos e na internacionalização, bem como na troca de impressões sobre o modelo de funcionamento das universidades, destacando-se similaridades em alguns aspectos.

No encontro, Ferrão referiu que trata-se da primeira visita de uma delegação proveniente de Malawi, assinalando assim a jornada do trabalho que será desenvolvida em conjunto. Falou ainda da necessidade da UP-Maputo junto das faculdades acolher estudantes malawianos.

Por seu turno, Sajidu referiu que esta “é uma grande oportunidade, uma vez que partilhamos uma história comum, portanto, partilhamos a mesma visão para o futuro e desenvolvimento dos nossos países”.

Para além do Reitor, a delegação da UNIMA integra o Diretor Executivo da Escola de Ciências Naturais e Aplicadas, Cosmo Ngongondo; Diretor de Investigação, Inovação e Estudos de Pós-Graduação, Maurice Monjerezi; Diretor Executivo da Escola de Educação,  Peter Namphande; Chefe do Departamento de Química e Engenharia Química,  Timothy Bizwick e; Diretor do Registo Académico,  Alfred Banda.

O programa da visita inclui também reuniões sectoriais entre os delegados e os seus homólogos, com vista à discussão de áreas específicas de cooperação; visitas ao campus universitário da Lhanguene e a empresa parceira da UP-Maputo, Gigawatt.

Comentários (0)
Adicionar comentário