A Primeira-Dama da República de Moçambique, Gueta Selemane Chapo, foi elogiada esta Terça-feira (08), em Nova Iorque, pelo seu compromisso com a promoção da saúde, educação e protecção da criança, durante um encontro com a Presidente e Directora Executiva da Save the Children dos Estados Unidos da América, Janti Soeripto.
A reunião decorreu no âmbito da Terceira Edição Anual da Global First Partners Academy, uma plataforma internacional que promove lideranças resilientes e acções transformadoras de impacto social.
“Foi realmente inspirador para mim ouvir a importância que a Primeira-Dama dá a estas três áreas, saúde, educação e protecção da criança, que se alinham perfeitamente com as prioridades da Save the Children, não apenas em Moçambique, mas também a nível global”, destacou Janti Soeripto no final do encontro com Gueta Chapo e a sua equipa.
A CEO da Save the Children sublinhou que a organização está “muito entusiasmada por poder colaborar com a Primeira-Dama, a sua equipa e o Governo do seu marido”, valorizando o papel activo que Gueta Chapo tem desempenhado na defesa dos direitos da criança moçambicana. “Foi maravilhoso para nós poder encontrar-nos hoje com a Primeira-Dama e a sua equipa”, declarou.
Durante a reunião, a Primeira-Dama partilhou as principais linhas da sua agenda social, com particular enfoque na luta contra a desnutrição, o combate às uniões forçadas e casamentos prematuros, bem como na promoção do acesso à educação e à saúde infantil. Estes temas coincidem com as áreas prioritárias da intervenção da Save the Children em Moçambique, país onde a organização actua há mais de quatro décadas.
Janti Soeripto reconheceu os desafios persistentes enfrentados por Moçambique, sobretudo no que diz respeito à desnutrição infantil, mas destacou o trabalho já realizado em parceria com instituições locais. “A Save the Children tem desenvolvido uma parceria fantástica com várias organizações locais em Moçambique, bem como com as autoridades nacionais e locais”.
A CEO americana partilhou ainda a sua experiência profissional na África Austral, referindo que “trabalhei na Zâmbia durante mais de 40 anos e dediquei-me a garantir que as crianças tivessem acesso a tudo o que necessitam”. Acrescentou que “foi um processo bastante exigente encontrar as referências para a primeira fase”.
O encontro reforçou a intenção das duas partes de aprofundar a colaboração estratégica no apoio às crianças moçambicanas, através de acções concertadas entre a Save the Children, o Gabinete da Primeira-Dama e instituições governamentais.
A Global First Partners Academy, promovida pela Fundação Ford, realiza-se sob o lema “Liderar a partir de Dentro: O Poder do Eu e os Métodos para uma Liderança Resiliente”, reunindo Primeiras-Damas e Primeiros-Parceiros de vários países, com o objectivo de partilhar experiências e fortalecer capacidades de liderança transformadora.
Para Janti Soeripto, a reunião com Gueta Chapo foi um momento encorajador. “Neste momento, foi muito encorajador ouvir as prioridades da Primeira-Dama em relação a estas três áreas […] e continuaremos a trabalhar com o objectivo de apoiar Moçambique e ajudar o país a ultrapassar essas dificuldades e desafios”.