A população do Posto Administrativo de Chire, em Morrumbala, província da Zambézia, está impossibilitada de aceder aos serviços de saúde, educação, transporte entre outros devido às inundações causadas pelas chuvas que caíram nos últimos dias, avançou, nesta manhã, uma fonte local do Lupa News.
Com as inundações em Chire, os cerca de 200 pacientes atendidos por dia ficaram sem acesso a serviços de saúde, avançou uma funcionária do centro de saúde que neste momento parou as actividades por falta de condições para trabalhar.
Dados estatísticos indicam que a sede do posto Administrativo de Chire possui mais de 5000 habitantes. Esta é a segunda vez, este ano, que esta situação acontece. A primeira registou-se em Janeiro, também devido às chuvas. “Pode-se dizer que é quase sempre assim. Quando chove, o rio Chire enche e, consequentemente, transborda causando sofrimento à população”, disse, nossa fonte.
A fonte explicou que neste momento as vias de acesso tanto os rios como as estradas estão intransitáveis por causa das águas e estradas danificadas, um cenário que afecta não apenas o “núcleo ” do posto administrativo como também todo o Chire começando por uma área conhecida por Reis, uma das principais entradas de Chire.