O Presidente do PODEMOS,Albino Forquilha, esteve reunido na tarde desta terça-feira, 29, na cidade de Maputo, com Deputados da Assembleia da República da Itália, onde estiveram presentes Deputados do partido no poder da Itália, Giangiacomo Calovini, partido Fratelli d’Itália e a representante do segundo partido mais votado daquele país europeu, Federica Onori, do partido Azione.
O encontro tinha como objectivo apreciar aspectos da vida sócio política moçambicana com destaque para o diálogo político inclusivo recentemente homologado pelo Presidente da República de Moçambique. Entre vários aspectos o encontro abortou o ponto de situação das manifestações pós-eleitorais e o diálogo político inclusivo nacional.
Albino Forquilha referiu que o processo para o diálogo político e inclusivo decorre sem sobressaltos e que todos intervenientes sociais serão chamados à mesa para participar do mesmo. O objectivo segundo Forquilha é “mudar o modus operandi do actual sistema político nacional para que nos próximos pleitos a situação de violência pós-eleitoral não volte a acontecer”.
Os Membros da Assembleia da República Italiana disseram que estão dispostos para apoiar Moçambique neste processo. “Reafirmamos o compromisso de apoiar Moçambique no fortalecimento do diálogo político, destacando a importância da inclusão de todas as forças vivas da sociedade.”