Por: Gervásio Anela
A Lua, é um satélite natural do nosso Planeta Terra que dista há 384.403 km, com ela, observando-se diversos fenómenos astronómicos que são naturais e as vezes lindos de observar, como eclipses parciais e totais. Neste mês de Novembro poderemos observar no céu um fenómeno conhecido por “EARTHSHINE”, que em Português se traduz por “Brilho Terrestre” produzindo o efeito sinuca no nosso Sistema Solar como mostra a imagem.
Este fenómeno pode ocorrer em qualquer fase da Lua, quando a luz do Sol é refletida na Terra, ela atinge a Lua e ricocheteia de volta para nós, que passamos a contemplar essa luminosidade diferenciada no satélite natural. As melhores datas para observar o brilho da Terra na noite lunar serão na fase crescente entre 17 a 20 de Novembro, após o pôr do Sol, isto ontem, quinta-feira (12 de Novembro), em que fenómeno deu um “show” no fimn da Lua minguante, antes da fase da Lua nova, a ocorrer no dia 15.
O visual do brilho da Lua nas datas constantesna imagem ao lado terão um aumento percentual e visível em todo Planeta Terra, não se podendo confundir com eclipse da lua, mas sim o fenómeno “EARTHSINE”, brilho do Planeta Terra sobre a Lua.