Ossufo Momade, ex-deputado e antigo secretário-geral da Renamo, foi indicado “coordenador dos trabalhos da Comissão Política Nacional” da Renamo, na sequência da morte do presidente do partido, no dia 03 de Maio último.
A escolha foi feita esta sexta-feira, na Cidade da Beira, província central de Sofala, durante a primeira reunião daquele órgão. Ossufo Momade garante que vai dar seguimento ao processo em curso de negociação para a paz.
O tenente-general foi escolhido por unanimidade e deverá coordenar as actividades daquele órgão até a realização do Congresso do partido, só a partir daí será indicado alguém para decidir em relação aos destinos do partido.
No entanto, ainda não há data marcada para o Congresso. “Deixem-nos realizar o funeral do nosso presidente. Não é altura de procurarmos o dia e a data em relação àquilo que vai acontecer no futuro”, disse Momade.
Ossufo Momade era até agora chefe do departamento de defesa da Renamo e foi nessa qualidade que, na sexta-feira à noite, leu o primeiro comunicado oficial do partido a confirmar a morte do seu líder.
Afonso Dhlakama perdeu a vida na quinta-feira pelas 08:00, aos 65 anos, na Serra da Gorongosa, devido a complicações de saúde.