Ossufo Momade congratula acordo da integração das forças da Renamo

O Presidente interino da Renamo, Ossufo Momade, reagiu, hoje (08/Agosto) ao memorando de entendimento, cuja implementação pressupõe o enquadramento das forças da Renamo nas Forças de Defesa e Segurança (FDS). O acordo foi assinado na segunda-feira (06/Agosto), entre o Governo e a Renamo.

‘’Chegamos ao entendimento de que a outra parte (a Renamo) vai proceder a entrega residual do armamento a um organismo previamente instituído para o efeito. A ideia é integrar as forças da Renamo na sociedade de forma digna e humanizada,’’ disse em teleconferência aos jornalistas reunidos em Maputo. “Esperamos a implementação do que foi acordado,” sublinhou.

A partir de Gorongosa, onde reside para manter o ‘’perfil’’ dos últimos momentos do falecido Afonso Dhlakama e da Renamo, Momade não se esqueceu dos esforços de todos intervenientes, incluindo da comunidade internacional.

“Congratulamos aos moçambicanos, ao grupo de contacto, e a comunidade internacional que não têm poupado esforço para o alcance da paz efectiva e verdadeira reconciliação nacional.”

 

Comentários (0)
Adicionar comentário