Por: Gervásio Anela
A astronomia é a Ciência com bases profundas para atribuição de nomes das estrelas com diferentes brilhos no céu celestial. A International Astronomica Union (IAU) que em Português se traduz por União Internacional da Astronomia, padroniza atribuindo nomes respeitando a racionalidade humana no mundo.
Na imagem destam-se 25 estrelas com diferentes brilhos e nomes associados às diferentes culturas dos povos do [nosso] planeta Azul (Terra).
Segundo a imagem, podemos identificar as estrelas com os respectivos significados, como, SIRIUS que em Latin significa Carinhosa, VEGA, significando Queda em Árabe, ANTARES, em Grego significando Rival do Marte, entre outros nomes.
Na [nossa] Galáxia, Via Lâctea ou Estrada de São Tiago existem 400 bilhões de estrelas populando as constelações com atividades de explosões que geram supernovas (SNe).
No céu, as estrelas com o brilho azul são jóvens em crescimento, com a cintilação a representar aumento da massa devido absorção de energia, e com a cor vermelha representando estrelas em via de morte, perdendo a energia.
A estrela pode leva 1000 anos para crescimento e viver até 10 mil anos. Assim vai a Astrofísica e Astronomia no mundo da Ciência e Tecnologia.