“Não há Desenvolvimento sem Educação de qualidade

Advoga Yeo Sung Jun, Embaixador da Coreia em Maputo

Para o fortalecimento da capacidade das instituições de Ensino Superior em Moçambique no provimento do ensino híbrido, e no âmbito da implementação do Programa de Cooperação Bilateral, entre os Governos de Moçambique e da Coreia do Sul, a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) recebeu da república coreana, através da agência KOIKA, setenta computadores portáteis, avaliados em 48.717,20 dólares, aproximadamente a três milhões de meticais.

O material entregue pelo embaixador da Coreia do Sul em Moçambique, Yeo Sung Jun, vai responder aos desafios de transformação digital da UP-Maputo e na formação do homem. O diplomata coreano falando durante a entrega do material informático indicou que relação entre Moçambique e este país asiático remonta desde 1993, com maior incidência para a área económica.

De acordo com o embaixador Yeo Sung Jun, a educação é base do desenvolvimento da Coreia do Sul, o que torna este país uma das potências económicas e industriais no mundo. Porém, o diplomata alerta que sem educação de boa qualidade não haverá desenvolvimento na sociedade.

A doação dos laptops vem responder ao comando do plano estratégico, 2022 – 2026, que apresenta um dos objectivos, a capacitação dos docentes para o ensino remoto e à distância através da adopção de aplicativos das TICs, para além de desenvolvimento de sistemas de conectividade.

Para o reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, a universidade abraçou como umas suas prioridades o projecto de transformação digital, para colocar a instituição a operar com equipamentos modernos e de alta qualidade, como os computadores entregues que são das marcas mais cotadas no mundo informático, a marca DELL. (X)

Por: Vasco Davane e Horácio Cebola

UPMaputo
Comentários (0)
Adicionar comentário