Morreu o Papa Francisco, líder da “simplicidade” que a Igreja Católica foi buscar “quase ao fim do mundo”

De ascendência italiana mas nascido no bairro de Flores de Buenos Aires, na Argentina, a 17 de dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa do continente americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro chefe da Igreja Católica não europeu desde há mais de 1.200 anos e também o primeiro jesuíta a assumir as funções no Vaticano.

Morreu o Papa Francisco, aos 88 anos. O anúncio foi feito pelo Vaticano. A notícia da sua morte surge depois de o sumo pontífice ter surgido, este domingo, na janela do basílica de São Pedro para a bênção Urbi et Orbi, apesar de ainda estar a recuperar da sua infeção respiratória. Termina assim a liderança de 12 anos na Igreja Católica.

Francisco tornou-se Papa em 2013, depois da renúncia do seu antecessor, Bento XVI. Os últimos meses do seu pontificado ficaram marcados pela batalha contra uma pneumonia.

A notícia da sua morte foi dada pelo cardeal Kevin Farrell. “Queridos irmãos e irmão, é com profundo pesar que anuncio o falecimento do Papa Francisco”, disse.

“Às 7h35 da manhã de hoje, o Bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”, prossegue, referindo que “ele ensinou-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”.

Francisco, nascido em Buenos Aires, na Argentina, foi o primeiro papa natural da América Latina, tendo assumido o cargo durante 12 anos, num pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.

Francisco, que teve alta hospitalar a 23 de março, após 37 dias de internamento devido a uma pneumonia grave, apareceu em público pela última vez no domingo, na Praça de São Pedro, para dar a tradicional bênção Urbi et orbi.

O corpo de Francisco repousará na Basílica de São Pedro durante um período de luto oficial, e depois – ao contrário da maioria dos seus antecessores – será sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, no bairro Esquilino de Roma.

De ascendência italiana mas nascido no bairro de Flores de Buenos Aires, na Argentina, a 17 de dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa do continente americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro chefe da Igreja Católica não europeu desde há mais de 1.200 anos e também o primeiro jesuíta a assumir as funções no Vaticano. Entre as estreias em Roma, foi também o primeiro papa com o nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis, simbolizando humildade e compromisso com os pobres.
O mandato do papa Francisco foi, aliás, marcado por um estilo pastoral próximo do povo, com foco na justiça social e uma tentativa de abertura ao diálogo interreligioso. Francisco destacou-se dos antecessores, principalmente, pela sua simplicidade: rejeitou muitos símbolos tradicionais do papado, como o uso de apartamentos luxuosos, preferindo habitar na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano; e costumava quebrar protocolos para se aproximar dos fiéis, abraçando pessoas doentes, crianças e pessoas marginalizadas.

Fonte: RTP e Notícias ao Minuto

FranciscoMorreuPapa
Comentários (0)
Adicionar comentário