Morreu o primeiro doente com COVID-19, mas não devido a esta doença

No mesmo dia em que Maputo internou um paciente pelo vírus

O Ministério da Saúde anunciou, ontem, que o país registou o primeiro óbito de um moçambicano que havia sido diagnosticado com a COVID-19. ‘’Queremos informar que há registo de (1) óbito, em um portador assintomático da COVID-19’’, anunciou ontem, terça-feira (19 de Março), a Directora Nacional da Saúde Pública, Rosa Marlene, em um dia que o sector da Saúde registou um caso positivo, passando de 145 para 146 o número de casos positivos da COVID-19 no país.

Até ontem, desde sábado (21 de Março) -dia que o Ministério passou a anunciar oficialmente a situação da pandemia no país, ainda não havia registo de mortes por coronavírus. O registo continua zero óbitos de coronavírus no país, isto porque a morte anunciada ontem não é na sequência da COVID-19, mas de um moçambicano testado positivo pelo vírus, de acordo com a explicação de Rosa Marlene.

‘’ Trata-se de um indivíduo de sexo masculino, nacionalidade moçambicana, com idade entre 40 a 49 anos de idade, de Palma – Sede, diagnosticado no dia 15 de Maio. O mesmo cumpria isolamento domiciliar, esteve sempre assintomático para a COVID-19. Hoje, por volta das 11h, deu entrada na unidade sanitária local, inconsciente e o óbito poucos minutos depois’’, informou a Directora Nacional da Saúde Pública.

No esclarecimento da Directora Nacional da Saúde Pública a que sublinhar ‘’esteve sempre assintomático’’ informação que afasta a tentativa de ligar a causa da morte com o facto da pessoa ser infectada do vírus. Aliás, fica claro nas palavras a seguir onde a titular que temos vindo a citar sublinha, ‘’O quadro clínico apresentado nas últimas horas, sugere que a causa do óbito tenha sido uma outra patologia.’’

O que não está claro é saber se o facto do paciente estar infectado da COVID-19 não preciptou a evolução de esta ‘’uma outra patologia’’. Apesar da triste notícia, a informação oficial indica, felizmente, que o número de casos positivos da CoVID-19 até esta terça-feira continuava zero.

Paciente da COVID-19 é internado em Maputo

Uma outra informação não habitual do informe diário do sector da Saúde é a de um doente do vírus internado ontem em Maputo. ‘’Temos ainda a informar que, na cidade de Maputo, foi hoje internado, um (1) paciente portador da COVID-19. Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, com idade entre 60 a 69 anos, diagnosticado no dia 18 de Maio de 2020. O paciente encontra-se sob observação e cuidados médicos’’, disse Rosa Marlene, numa comunicação em que ‘’observação e cuidados médicos’’, na prática, não é igual a observação e cuidados médicos intensivos – abrindo dúvidas ao consumidor da informação no referente ao assunto.

 Aliás, durante o momento das questões Rosa Marlene fez a questão de explicar que as informações diárias são apresentadas por uma questão de educação e consciencialização aos moçambicanos e não exactamente para perceber aos detalhes devido aos princípios éticos e deontológicos da Medicina.

Número da COVID-19 subiu para cento e quarenta e seis

Moçambique testou, até ontem, cumulativamente, 6537 casos suspeitos, sendo 256 no laboratório do Instituto Nacional da Saúde nas últimas vinte e quatro horas e nove no sector privado. As amostras testadas resultam da vigilância activa, da suspeita e rastreio de rotina nas unidades sanitárias.

To total dos testados nas últimas vinte e quatro horas de ontem: 4 são de Niassa, 25 de Cabo Delgado, 5 da Zambézia, 7 de Tete, 8 de Manica, 40 de Sofala, 1 de Inhambane, 35 de Gaza, 51 da província de Maputo, 81 da cidade de Maputo. Dos 256 novos casos testados no laboratório do Instituto Nacional de Saúde 1 revelou-se positivo.

Descrição do novo caso positivo

Trata-se de um individuo de nacionalidade belga, na faixa etária de 25 a 34 anos e que resulta de retestagem, dos casos em quarentena em Afungy. O mesmo não apresenta sintomatologia e encontra-se em isolamento domiciliar na cidade de Maputo.

A distribuição dos 146 casos positivos por província é a seguinte: Cabo Delgado 85, Tete 1, Manica 1, Sofala 8, Inhambane 2, província de Maputo 12, cidade de Maputo 17.

Texto: Canal de Moçambique

Covid-19Lupa NewsMaputoMocambiqueultimas noticias
Comentários (0)
Adicionar comentário