O número de casos positivos de COVID-19 no país subiu de oitenta para oitenta e um. ‘’Até hoje, 05 de Maio de 2020, em Moçambique foram testados 2.867 casos suspeitos, dos quais 269 nas últimas vinte e quatro horas. Dos novos casos testados, no laboratório do INS (Instituto Nacional de Saúde), 268 revelaram-se negativos e 1 revelou-se positivo para COVID-19’’, disse a Directora Nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene.
Dos casos, hoje, testados, 217 são da Cidade de Maputo, dos quais 215 resultam da testagem dos passageiros vindos no Voo da TAP no último Domingo e 52 são de Cabo Delgado e estão relacionadas com a investigação em curso, em Afungi. A todos passageiros do referido vôo, foi recomendado para ficarem em quarentena durante 14 dias.
Descrição do caso 81
Sobre o caso 81 anunciado nessa terça-feira, Rosa Marlene descreveu que ‘’trata-se de um indivíduo do sexo masculino, de 46 anos, de nacionalidade moçambicana, que encontra-se na Cidade de Maputo e, está relacionado com a testagem massiva dos passageiros do Voo da TAP do último Domingo. O mesmo, não apresenta sintomatologia e por isso encontra-se em isolamento domiciliar.’’
‘’Neste momento decorre o processo de mapeamento dos contactos deste caso’’, disse Rosa Marlene.