Moçambique assume presidência rotativa da AP-CPLP

Moçambique assume, próxima semana, a presidência rotativa da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) durante a realização, nos dias 14 e 15 de Julho corrente, em Maputo, da XIV Sessão Ordinária daquela organização. O facto foi tornado público, esta quarta-feira, dia 9, na sede do Parlamento, em Maputo, pelo chefe do Grupo Nacional Junto da AP-CPLP, Feliz Sílvia, durante uma Conferência de Imprensa convocada para fazer o lançamento do evento.

De acordo com o deputado Sílvia, a XIV Sessão Ordinária da AP-CPLP vai decorrer sob o lema “Pela Paz e Cidadania”, tendo como tema do debate “Promoção da Paz e Cidadania e Boa Governação na CPLP”.

Sílvia, que é actual chefe da Bancada Parlamentar da FRELIMO na Assembleia da República, disse que “queremos assegurar que está tudo a postos para a realização da Sessão Ordinária da AP-CPLP. Os delegados começam a chegar a Maputo nesta sexta-feira, dia 11”.

O parlamentar acrescentou que a XIV Sessão Ordinária da AP-CPLP contará com a participação de mais de 100 delegados, com destaque para os presidentes dos parlamentos dos Estados membros, delegados e membros dos Grupos Nacionais da CPLP, convidados e secretariado da organização.

Sobre o plano de actividades para o bilénio 2025-2027, que vai decorrer sob a liderança da Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Margarida Talapa, Sílvia explicou que o País realizará actividades que vão incidir sobre o fortalecimento institucional, a cooperação parlamentar e a projecção externa da AP-CPLP, aliando-se aos objectivos estratégicos da comunidade.

O deputado acrescentou que o plano de actividades da presidência moçambicana na AP-CPLP estará alicerçado em oito pilares, nomeadamente, Desenvolvimento Institucional, Reforço Organizacional, Consolidação da Democracia e do Estado de Direito, Acompanhamento da Implementação do Acordo de Mobilidade da CPLP, Juventude e Igualdade de Género na CPLP, Avaliação da implementação da igualdade de género, Atracção de investimento privado, Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP. São membros da AP-CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Moçambique. Actualmente, a presidência rotativa da AP-CPLP é exercida pela Guiné Equatorial. GIAR.

CPLPFelizMocambiqueParlamentoSilvia
Comentários (0)
Adicionar comentário