O MISA-Moçambique tomou conhecimento, através do Fórum Nacional das Rádios Comunitárias – FORCOM, da agressão física e apreensão dos matérias de trabalho de dois jornalistas (Marcos Nazário Tenesse e Naima José Gimo) da Rádios Comunitária de Catandica, em Manica.
Segundo o FORCOM, a direcção da Rádios Comunitária de Catandica já denuncio a ocorrência no comando distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM), assim como na Procuradoria Distrital de Catandica por forma a desencadear o processo de responsabilização dos agentes envolvidos.
De acordo com uma nota publicada hoje, MISA-Moçambique condena vigorosamente este crime de violência física, de abuso de poder e uso da força policial para limitar as liberdades de imprensa.
A organização sublinha que o acto dos policias municipais de Catandica privou a Rádio Catandica dos seus materiais de trabalho, inviabilizando o curso normal das suas operações, durante o tempo em que esteve, ilegalmente, sobre a sua posse.
ˮ O MISA faz lembrar que ninguém deve, em circunstância alguma, interferir no trabalho dos Jornalistas, assim como recorrer ao uso da violência ou quaisquer meios para obstruir e/ou reter o material de trabalho dos jornalistasˮ, refere a organização.
O MISA apela, mais uma vez, às autoridades politicais e a procuradoria distrital a acelerarem o processo de investigação para o esclarecimento dos actos, visando a sua responsabilização criminal dos agentes envolvidos. Por outro lado, o MISA solicita que as autoridades municipais investiguem e tomem medidas admistrativas contra agendes envolvidos.