Itália Reforça Cooperação com Moçambique em Projectos para o Sector de Energia

Itália Reforça Cooperação com Moçambique em Projectos para o Sector de Energia. Trata-se de projectos de Construção da Subestação de Triunfo, 2x40MVA, 66/33kV, Construção Subestação de Lingamo, 2x40MVA, 66/33kV, Construção Subestação de Lingamo, 2x40MVA, 66/33kV e o Reforço e Expansão da Rede Eléctrica de Distribuição da ASC de Nampula entre outros. A Informação foi avançada nesta Segunda-feira, 12 de Maio, pelo Embaixador da Itália, Gabriel Annis, durante a audiência concedida pelo Secretário do Estado na área de Finanças e Tesouro em Maputo.

Durante o encontro, Amilcar Tivane frisou ser fundamental que os locais destacados sejam intervencionados porque vão contribuir para o descongestionamento das SE5 e Sub Estação Costa do Sol, pois com a interligação a futura subestação de Matalane, ora em fase de construção no âmbito do projecto STE fase I, a cidade de Maputo estará ligada ao segundo ponto de injecção de potência que vai de certo modo permitir o crescimento sustentável da demanda na zona da marginal, bairros Chiango, Costa do Sol e arredores.

Vai igualmente melhorar a fiabilidade e disponibilidade de potência para a Cidade da Matola,  melhorar a redundância do sistema bem como permitir o crescimento sustentável da zona industrial da Matola e descongestionar as subestações de SE CTM, SE Machava e SE Matola Rio respectivamente, sublinhou o Secretário do Estado na área de Finanças e Tesouro.

Refira-se que o Fundo de Energia, FP (FUNAE) beneficiou do  projecto ILUMINA que visava a electrificação das localidades de  Namanjavira na Zambézia e de Mpaka em Cabo Delgado. Namanjavira não foi executado porque estava prevista a electrificação a partir da REN. A Central de Mpaka orçada em 2.365 000 Euros, localiza-se no Distrito de Balama, Posto Administrativo de Mavala, Localidade de Mpaka, foi electrificada através duma central solar com capacidade de 115 Kwp,  ligados a rede com extensão de 7 km em baixa tensão, que permitiu estabelecer cerca de  445 beneficiários.

cooperacaoenergiasItáliaMocambique
Comentários (0)
Adicionar comentário