INAM diz que Sistema de Baixa Pressão continua a evoluir para Depressão Tropical e pode ocorrer a partir de amanhã nas zonas centro e sul do país.Atenção: Depressão Tropical não é Ciclone Tropical.
O Institituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de Depressão Tropical a partir de amanhã, sexta-feira, 12 de Fevereiro, em algumas províncias das zonas centro e sul do país. Um comunicado enviado recentemente pela Instituição criou confuão em alguns círculos de informação, incluindo parte da imprensa, que referência a ocorrência de ciclone em um futuro breve. Lembre-se que recentemente o país, na região centro e sul, foi devastado por ciclone “Eloise”.
Um especialista na matéria explicou a nossa redacção que na área de Meteorologia existe o registo de sistema de Baixas Pressões- pequenas quantidades de vento em rítmo de menor intensidade; Depressão Tropical – vento em rítmo superior em comparação as baixas pressões; e, Ciclones – ventos com rítmo superior em comparação à Depressão Tropical.
O especialista explicou que o Sistema de baixa pressão registado recentemente no Canal de Moçambique pode evoluir até atingir a Depressão Tropical.
Segundo o aviso do INAM, no Canal de Moçambique formou-se um Sistema de Baixa Pressão que pode evoluir até o estágio da Depressão Tropical, previsto para amnhã, sexta-feira, 12 de Fevereiro.
Uma nota: Com isto tudo, fica claro que que a Depressão Tropical não é ciclone contudo, pode evoluir até atigir o estado de cilcone tropical.
Um documento do Departamento de Análise e Previsão do Tempo, da Direcção de Análise e Previsão do Tempo, do Instituto Nacional de Meteorologia enviado à Lupa News, referente a monitoria de ciclones tropicais refere que o sistema de baixas pressões que se formou no Canal de Moçambique, à 7 de Fevereiro, continua a evoluir. ‘’As projecções actuais indicam que este sistema meteorológico ainda tem fortes probabilidades para atingir o estágio de Depressão Tropical no dia 12 de Fevereiro de 2021’’, refere o ducomento partilhado ontem, quarta-feira.
‘’Igualmente prevê-se que o sistema atinja a costa do nosso país no dia 13 do mês corrente, pelas províncias de Sofala e Inhambane, podendo afectar a navegação marítima, entre os paralelos 18 e 27 graus de Latitude Sul’’, refere o documento do Departamento de Análise e Previsão de Tempo.
Segundo o INAM, devido a interacção deste sistema com uma frente fria muito activa , as províncias de Maputo e Gaza poderão registar chuvas fortes, localmente muito fortes, acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes.