Governo moçambicano cria gabinete de reconstrução pós-ciclone Idai

O Conselho de Ministros decidiu criar nesta terça-feira o gabinete de reconstrução pós-ciclone Idai com sede na cidade da Beira, local mais devastado pelo furacão.

Segundo o governo, que se reuniu na tarde de hoje, o gabinete vai trabalhar no desenvolvimento socioeconómico das zonas afectadas e será dirigido por um director executivo e dois membros do conselho de direcção.

A porta-voz do Conselho de Ministro, Ana Comoana disse que foram aprovadas facilidades aduaneiras e fiscais para assegurar a revitalização de agentes económicos e da sociedade.

“A medida visa também promover facilidades fiscais no pagamento de devidos impostos aduaneiros”, disse ela, acrescentando que “o governo vai autorizar saídas antecipadas na importação de material de construção e de produtos alimentares.”

Ela disse que o gabinete de reconstrução pós-ciclone Idai vai permitir mais coordenação de todo o processo de planificação, implementação, monitoria e avaliação de dos resultados do programa de reconstrução do centro do pais.

O ciclone Idai devastou a a região centro de Moçambique, afectando mais de 1,500,000 pessoas, matou mais de 600 e deixou milhares de lavouras inundadas e destruição de infra-estruturas.

Parte dos afectados vive agora em centros de acomodação e dependem da ajuda humanitária para medicação e alimentação.

 
Comentários (0)
Adicionar comentário