Depois de dois países, nomeadamente os Estados Unidos da América (EUA) e Portugal avisarem aos seus cidadãos sobre a situação de instabilidade registada em alguns distritos de Cabo Delgado, ontem foi a vez do Reino Unido entrar pela mesma via.
“O Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth (FCO) desaconselham todas as viagens essenciais para os distritos de Palma, Mocímboa da Praia e Macomia, na província de Cabo Delgado, devido a um aumento de ataques por grupos ligados ao extremismo islâmico.”, Lê-se no texto publicado na página do governo britânico.
O texto, recorda que a partir do 5 a 6 de outubro de 2017, houve prolongados confrontos armados com a polícia na cidade de Mocímboa da Praia (entre Palma e Pemba) na província de Cabo Delgado e de lá a esta parte ocorreram confrontos e ataques nos distritos vizinhos.
Refere ainda que, recentemente, reportou-se a morte de até 12 pessoas em 29 e 31 de Maio de 2018, seguido por mais 7 mortes em 5 de junho de 2018 e que há relatos de uma maior presença de segurança na região, incluindo bloqueios de estradas.
“Se você planear viajar até a região, verifique as actualizações locais e sociais antes de viajar para a área e siga os conselhos das autoridades locais”, acrescenta o texto.