Governo anuncia serviços inovadores de transporte urbano para Maputo

A Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT) anunciou na quinta-feira novas medidas no serviço de transporte para dar mais flexibilidade e comodidade aos passageiros na província de Maputo.

As medidas incluem o serviço nocturno de transportes público, criado pela AMT em parceria com as cooperativas e empresas municipais de transporte em cumprimento de orientação do governo.

De acordo com o presidente de Conselho de Administração (PCA) da AMT, António Matos, que falou em conferencia de imprensa para anunciar a medida, o projecto avança já no primeiro de Maio.

“Estamos agora a preparar as viaturas para que esta actividade se lance no dia 1 de Maio. O valor da tarifa será único, de 35 meticais (50 centavos do dólar) independentemente de para onde o passageiro vai e consiste em nove rotas” disse.

Matos acrescentou que “toda a área metropolitana de Maputo será coberta com serviços de transporte público de passageiros para o serviço nocturno”.

Outra medida a ser implementada é a introdução de bilheteira electrónica, que consiste na introdução de um cartão com serviços financeiros incorporados.

“O sistema de bilheteira electrónica vai ser implementada pela Maxcom, uma empresa tanzaniana que ganhou o concurso” informou.

O PCA da AMT disse que haverá sistema de comunicação de apoio ao cliente instalados no autocarro, que vai permitir que o passageiro saiba onde está e onde vai.

A Agencia Metropolitana de Transportes de Maputo é uma entidade do governo moçambicano que realiza o planeamento, coordenação, fiscalização e promoção do sistema de transportes urbanos de passageiros na região do Grande Maputo, que abrange os municípios de Maputo, Matola e Boane, e o distrito de Marracuene.

A AMT trabalha em coordenação com municípios, operadores públicos e privados e outros intervenientes para colocar os passageiros no centro da política de transportes.

 

Comentários (0)
Adicionar comentário