O Secretário-Geral da FRELIMO, Chakil Aboobacar, e o seu homólogo do Partido Comunista do Vietname(PCV), To Lam, reuniram-se na manhã dessa segunda-feira (28), em Hanoi, num encontro em que os dois dirigentes políticos reafirmaram o compromisso de reforçar e dinamizar as históricas relações de amizade e cooperação entre os dois partidos.
A reunião representa um dos pontos mais altos da agenda de Chakil Aboobacar, no quadro da visita de trabalho que efectua ao país asiático, com duração de seis dias, onde deverá igualmente participar das celebrações do 50º Aniversário da Libertação do Sul do Vietname e da Unificação Nacional, na próxima quarta-feira, 30 de Abril.
Na ocasião, Chakil Aboobacar e To Lam colocaram sobre a mesa diferentes assuntos de interesse mútuo, tendo reafirmado que vão continuar a trabalhar, em conjunto, para fortalecer a irmandade entre os respectivos povos, com o lado vietnamita a reiterar que Moçambique continuará a ser uma das suas prioridades em África. “Estamos prontos para reforçar as relações históricas entre os dois partidos e Nações. Sentimo-nos em casa e queremos continuar a trabalhar juntos. As nossas histórias de revolução se assemelham, daí a necessidade de aprofundar e consolidar estas relações, sobretudo, neste momento em que inauguramos um novo ciclo de governação com o desafio de alcançar a independência económica” – sublinhou o SG da FRELIMO.
Chakil Aboobacar destacou, também, o compromisso do Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, em tudo fazer para consolidar esta relação entre Moçambique e Vietname, destacando o facto de Moçambique ser um promotor da paz e do diálogo.
Por seu turno, o Secretário-Geral do PCV mostrou-se satisfeito com o encontro e garantiu que continuará a trabalhar, afim de estreitar os laços de amizade e cooperação entre os dois partidos e Nações.