Uma parte do pátio da Escola Segundária Noroeste 1, arredores da cidade de Maputo esteve em chamas, neste sábado (20), durante mais de 1hora. Não houve feridos,nem danos consideráveis. Mesmo assim, a situação assustou funcionários, moradores, transeuntes entre outros que presenciaram omomento.
Não se sabe o que causou o incêndio de baixa proporção. Há suspeitas de algumas crianças que brincavam no local causarem ao transferirem fogo do tambor de lixo para o campim do campo perto do ginâgio.
Tudo aconteceu quando a partir das duas horas da tarde o Segurança da escola, a partir do portão, viu, uma fumança, que em forma de uma ‘’nuvem na posição vertical, subia sem parar para o céu. Em seguida, o segurança da escola, informou via telemóvel o director da instituição. Por sua vez o diretor telefonou para o corpo dos bombeiros que estiveram presentes em menos de 20 minutos do início do fogo.
Depois de analizar a dimensão e o impacto das chamas, os bombeiros que estiveram no terreno concluiram que a situação não era alarmante.
‘’Eu liguei para o director a lhe dizer que aquele capim perto do ginâsio estava a arder. Mas informei-o para não se preocupar tanto porque o capim não está completamente seco e há água ao longo do local’’, informou o seguraça que pediu para não se identificar.
Não se sabe o que originou o incêndio. O segurança da Noroeste 1 diz que há uma hipótese de crianças que jogavam no ginâsio terem brincado com o fogo levando do tambor, onde o fogo queimava o lixo, para o campim localizado nas imediações do murro da escola.
‘’É sorte que o pior não aconteceu na sequência das chamas’’, comentou um dos vizinhos quando saia do lugar, onde a chama e a fumança, embora de pequena proporção, visivelmente entristecia o estado de espírito dos espectadores.
A escola Secundária Noroeste 1 enfrenta problemas de saneamento. A presença frequente de água turva , pode-se afirmar, passou a ser normal, as sanitas não funcionam. Em alguns lugares, a instiuição lembra o cenário de pântano por causa da de capim de várias espécies que no local cresce.