Mais 146 mil novos consumidores de energia eléctrica serão ligados à Rede Eléctrica Nacional nas Províncias de Maputo, Sofala, Manica, Tete, Zambézia e Nampula mercê da aprovação da financiamento do Projecto ASCENT – Acelerando a Transformação do Acesso à Energia Limpa e Sustentável, pelo Banco Mundial num montante de 131 milhões de dólares norte-americanos, anunciou a EDM em Comunicado de Imprensa
Daquele montante, 117 milhões dólares serão alocados à EDM e o restante serão destinado à componentes a serem implementadas pelo Fundo Nacional de Energia (FUNAE) e pelo Ministério de Recursos Minerais e Energia (MIREME).
No documento, a EDM explica que o projecto ASCENT constitui a 3ª fase do Programa “Energia para Todos” que neste momento está na segunda fase denominada ProEnergia Plus.
“Para viabilizar as 146 mil ligações, deverão ser construídas 3.300 km de Rede de Baixa Tensão, 2.200 km de Rede de Média Tensão e a instalação de 2.200 Transformadores,” aponta a EDM, esclarecendo que o período de financiamento abrange os anos de 2025 a 2030, com a implementação física das obras prevista para iniciar em 2026, após a conclusão de todos os processos de contratação e a recepção dos primeiros materiais.
O Programa “Energia para Todos” tem como objectivo assegurar o acesso universal à energia sustentável, promovendo a industrialização e o desenvolvimento económico e social em Moçambique. O apoio do Banco Mundial é fundamental para atingir esses objectivos, proporcionando a infra-estrutura necessária para a expansão e modernização da rede eléctrica do país.