Para responder à dinâmica social, económica e política, encontra-se reunida na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) uma delegação de académicos da Alemanha e da Colômbia com os seus homólogos moçambicanos. As reuniões que decorrem na reitoria da UP-Maputo têm em vista desenvolver uma cooperação entre estes países europeus, latino-americanos e africano, tendo como produto final a criação de um Instituto de Paz semelhante ao que foi estabelecido na Colômbia.
Referir que na Colômbia há um instituto instalado em parceria entre este país latino-americano e a Alemanha. Assim, o estudo ora iniciado na UP-Maputo visa incluir mais universidades baseadas em Maputo e em outras províncias do País.
Num segundo momento, a delegação constituída por quatro membros do Instituto da Paz reuniu-se com académicos/investigadores da UP-Maputo, com destaque para o Vice-Reitor Académico, José Castiano, Director da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática, Directora do Gabinete de Cooperação, para se aprofundar as temáticas que poderão ser incluídas no futuro “Instituto de Paz”.
Durante a estadia da equipa alemã e colombiana em Moçambique prevê-se ainda uma série de actividades, que envolvem contactos com outras instituições de ensino superior, empresas e a realização de um painel sobre Diplomacia Científica.
Por: GCI – UPM