Concurso de Jornalismo da EDM premeia matérias em línguas nacionais  

Pela primeira vez

A Electricidade de Moçambique (EDM) vai premiar, pela primeira vez, matérias jornalísticas produzidas em línguas nacionais, na 4ª Edição do “Prémio de Jornalismo EDM – 2025”, iniciativa lançada no dia 06 de Maio corrente, na Cidade de Chimoio, Província de Manica.

Falando durante a cerimónia de lançamento do Concurso, o Administrador Executivo para o Pelouro de Distribuição, Comercial e Informática, Francisco Inroga, referiu que a inclusão de peças jornalísticas difundidas em línguas nacionais visa engajar a participação massiva de jornalistas de todos os cantos do País.

“Em reconhecimento do potencial da Comunicação Social na promoção do desenvolvimento de políticas e estratégias do sector energético, a EDM instituiu o “Prémio de Jornalismo EDM” com o objectivo de promover um Jornalismo informativo e de qualidade sobre matérias relacionadas a projectos em toda a cadeia de valor da EDM. O Concurso visa, igualmente, distinguir publicações que promovem a consciencialização e mobilização da sociedade moçambicana para uma relação sã e colaborativa com a Empresa”, referiu o Administrador Inroga.

Por sua vez, o Júri do “Prémio de Jornalismo EDM-2025” enfatizou que Moçambique possui um mosaico linguístico bastante rico e este Concurso “irá valorizar o que é nosso”. “A EDM é pioneira nesta forma de promover trabalhos jornalísticos, nas línguas que os moçambicanos falam. Por isso, este concurso deve ser enaltecido”, sublinhou António Barros, Presidente do Júri.

Desde que o Concurso iniciou, em 2022, esta é também a primeira vez que o lançamento do “Prémio de Jornalismo EDM” é realizado fora da Cidade de Maputo, demonstrando o compromisso da Empresa com a inclusão dos profissionais da comunicação social de todo o País.

Os Jornalistas de Manica felicitaram a organização deste Concurso, pelo facto de a EDM realizar o lançamento da 4ª Edição do “Prémio de Jornalismo EDM-2025” na Cidade de Chimoio.

“Sentimo-nos valorizados porque em 50 anos da Independência Nacional, nunca tinha visto algo semelhante. A EDM mostra que é inclusiva”, referiu o Jornalista da TVM, Namani Três.

 Sob o tema “A Electrificação Rural e os Desafios da Gestão de Expectativas nas Novas Ligações”, nesta edição, a EDM espera contar com a participação massiva das mulheres, facto que tem sido residual nas edições passadas.

 “À semelhança da edição passada, esperamos contar com a participação cada vez mais significativa das nossas parceiras Jornalistas, no âmbito da Política de Promoção do Género da EDM”, exortou o Administrador Inroga.

O “Prémio de Jornalismo EDM” é composto por       quatro categorias, nomeadamente, Rádio, Televisão, Imprensa Escrita, incluindo o Webjornalismo, Fotojornalismo e Video-reportagem, na vertente de Operador de Câmera. À margem deste lançamento, os Jornalistas de Manica beneficiaram de capacitação em matérias sobre o sector eléctrico, que decorreu no dia 07 de Maio, no Centro de Formação da EDM naquela região do País.

2025EDMJornalismolinguaslocaispremio
Comentários (0)
Adicionar comentário