A celebração dos 50 anos da independência de Moçambique pela comunidade moçambicana radicada em Itália, foi marcado com uma exibição da marrabenta, através da Academia Nacional de Dança de Roma, numa fusão com o som da guitarra do grande guitarrista Moçambicano Amável Pinto
O espectáculo foi dirigido pela bailarina, professora e coreógrafa moçambicana, Maria José Macamo, que se deslocou àquele país a convite da Embaixada de Moçambique na Itália, exclusivamente para preparar a actuação da Academia Nacional de Dança de Roma, para a festa dos 50 anos, na cidade de Roma.
A relação de trabalho entre a Academia e a coreógrafa Maria José Macamo, já leva três anos consecutivos duma experiência única cujos ganhos são recíprocos. A exemplo disso, em 2023, a Academia Nacional de Dança de Roma participou nas festividades de Gwaza Muthine, no distrito de Marracuene, na província de Maputo, tendo apresentado igualmente a dança Marrabenta.
Maria José Macamo é coreógrafa e professora de dança clássica, moderna, contemporânea, afro e tradicional moçambicana. Faz parte do quadro da Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD) a mais de 30 anos.