Cinco pessoas morreram, incluindo uma criança, e mais de 40 casas foram incendiadas, na noite de terça-feira, em mais um ataque protagonizado pelo grupo de insurgentes na província nortenha de Cabo Delgado, em Moçambique.
A informação foi confirmada pela administradora distrital de Macomia, Joaquina Adalberto, sem fornecer mais detalhes.
O ataque ocorreu na aldeia de Lipandacua, no posto administrativo de Chai, distrito de Macomia. Segundo fontes, o grupo de insurgentes armados começou por criar pânico e ameaçar pessoas enquanto incendiava casas na aldeia.
Entre as vítimas, todas de sexo masculino, encontra-se uma criança que terá ficado carbonizada enquanto dormia e, pelo menos, dois homens que foram decapitados.
Após o ataque, várias pessoas terão sido vistas a deslocar-se para a vila sede do distrito de Macomia com medo de novas incursões.
Segundo o comandante provincial da Policia da Republica de Moçambique, em Cabo Delgado, Joaquim Sive uma equipa das Forcas de Defesa e Segurança (FDS) já deslocou-se para o terreno para manter a ordem.
Este é o segundo ataque neste mês de Junho, no distrito de Macomia. O primeiro registou-se no dia 6, e resultou em 7 mortos e mais de 160 casas incendiadas.
As incursões deste grupo iniciaram na madrugada do dia 05 de Outubro do ano passado com um ataque a três unidades policiais, no distrito de Mocímboa da praia, nomeadamente, o Comando distrital, o Quartel da polícia de protecção de recursos naturais e o posto de controlo.