Por: Gervásio Anela
A imagem ilustra as posições aparentes de Júpiter, Saturno, Marte e Lua, para o anoitecer de 23, 24 e 25 de Outubro de 2020, sem apresentar as fases da Lua, que foram simuladas com o aplicativo Stellarium, caso instalado no dispositivo electrónico para este efeito. Assim vai a Ciência com implementação de Tecnologias da Ponta ao bem servir da humanidade, monitorando o que nos rodeia.
A Lua, é um satélite natural do Planeta Terra 384..403 km em média, com uma órbita não circular o que permite mudanças da sua distância em relação a Terra até 1000 km de afastamento ou aproximação. No anoitecer de 23 de outubro, sexta-feira, a Lua foi observar no zênite , tendo entrado para a sua fase do quarto crescente, com 50% do seu disco iluminado.
Ao anoitecer de Sábado, 24 de Outubro, a Lua esteve próxima do zênite, e do seu lado oeste estava Júpiter e Saturno, a Lua localizando-se no lado leste.
A mudança de posições da lua é devida as constantes perturbações que ela se sujeita devido aos efeitos de atração gravitacional causados pelos corpos celestes mantidos pelo sol, forças de marés, efeitos relativísticos e a forma elíptica da sua órbita.
Ao anoitecer de Domingo, 25 de Outubro, a Lua esteve um pouco mais afastada do zênite, e foi observada no lado leste do céu e aproximando o Marte, que foi visualizado em tempo real usando-se o software Stellarium como aplicativo e disponível nas lojas da bGoogle.
Fonte: NASA / Stellarium Software