Caos na estrada, manifestantes condicionam circulação de viaturas nas portagens de Maputo

Duas pessoas- incluindo uma criança, baleadas pela PRM

Duas pessoas, incluindo uma criança, foram baleadas pela Polícia da República de Moçambique (PRM). Na zona da Costa de Sol uma mulher passou pela cancela sem pagar tendo justificado que não tem dinheiro porque ainda não recebeu o salário. Não só “é preciso baixar as taxas de portagem”.

A circulação de transportes – incluindo de passageiros,  condicionada na zona da portagem da Matola, devido a descontentamento da população na sequência da retoma de cobranças das portagens em Maputo.

A medida da retoma de cobrança das portagens está a criar tumultos dos populares que impõem o cumprimento de Venâncio Mondlane de prolongar passagem livre durante 100 dias. No terreno as pessoas são obrigadas a percorrer longas distâncias à pé para cidade e de regresso para suas casas.

A polícia está na estrada a disparar gás lacrimogénio. Pelo menos duas pessoas incluindo uma criança foram atingidos por balas da polícia.

Uma das últimas pessoas baleadas enquanto era carregada explicou que estava a vender seus produtos debaixo da Ponte da Cranca, nas proximidades da portagem.  A situação na casa branca é de “dor” com um dos feridos baleados na testa enquanto “vendia os produtos debaixo da ponte da casa branca”, explicou.

A portagem da Costa de Sol regista cenário parecido, onde uma  mulher questionada momentos depois de passar pela portagem explicou que não pagou porque ainda não tem salário. Não só. “Eles devem baixar a taxa das portagens.”

caosManifestacoesMaputoMatolaportagemtaxa
Comentários (0)
Adicionar comentário