Actores não estatais analisam mecanismos de implementação pacote de descentralização nas comunidades

A cidade de Maputo foi palco de uma sessão de treinamento aos representantes de algumas organizações da Sociedade Civil das províncias sobre o Pacote de Descentralização. Organizado pela Actionaid Moçambique em parceria com o Ministério da Administração Estatal e Função Pública, no encontro da semana passada discutiu-se questões ligadas a competência e atribuições dos poderes locais e os principais pilares da descentralização. A ideia das organizações é no sentido de contribuir para maior transparência no processo de governação,

O treinamento foi caracterizado como de extrema importância dado que com o mesmo visa fortificar   as  organizações comunitárias de base ao nível nacional no conhecimento do novo pacote de descentralização.

A Coordenadora de Programas ActionAid Moçambiqueda (AAMoz), Márcia Cossa, disse que a actividade enqudra-se ao plano estratégico da AAMOZ que pretende assegurar uma Governação Democrática e Participativa assim como ao programa do Apoio aos actores não estatais PAANE, financiado pela União Europeia através do Gabinete Coordenador.

“Muitos de nós ouvimos falar do novo pacote de descentralização, no entanto estamos aínda um pouco distantes da filosofia do funcionamento do mesmo, razão pela qual resolvemos capacitar aos parceiros de modo a que possam saber de que forma este pacote pode se enquadrar dentro das suas acções no dia-a-dia nas comunidades” afirmou Márcia Cossa.

Participam da actividade pouco perto de 30 participantes provenientes um pouco de todo o país. A actividade acontece com o apoio dos Projectos SPA financiado pela ActionAid Dinamarca e PAANE financiado pela União Europeia através do Governo de Moçambique.  

actores nao estataisLupa NewsnoticiasPAANE
Comentários (0)
Adicionar comentário