A cidade de Maputo foi palco de uma sessão de treinamento aos representantes de algumas organizações da Sociedade Civil das províncias sobre o Pacote de Descentralização. Organizado pela Actionaid Moçambique em parceria com o Ministério da Administração Estatal e Função Pública, no encontro da semana passada discutiu-se questões ligadas a competência e atribuições dos poderes locais e os principais pilares da descentralização. A ideia das organizações é no sentido de contribuir para maior transparência no processo de governação,
O treinamento foi caracterizado como de extrema importância dado que com o mesmo visa fortificar as organizações comunitárias de base ao nível nacional no conhecimento do novo pacote de descentralização.
A Coordenadora de Programas ActionAid Moçambiqueda (AAMoz), Márcia Cossa, disse que a actividade enqudra-se ao plano estratégico da AAMOZ que pretende assegurar uma Governação Democrática e Participativa assim como ao programa do Apoio aos actores não estatais PAANE, financiado pela União Europeia através do Gabinete Coordenador.