Jornalismo ao pormenor

20 anos depois, Manuel de Araújo recupera a ideia de parque infantil em Quelimane

Hoje, terça-feira (26/11), Manuel de Araújo, Presidente do Município, inaugurou o Parque Infantil em Cololo, um dos bairros suburbanos. O sonho de Manuel de Araújo é  ver o parque replicado em outros bairros da cidade para que mais crianças tenham acesso. 

A memória de que se tem sobre parque infantil público em Quelimane é dos anos de 1990 quando crianças baloiçavam no parque do 5° Bairro da cidade – Namuinho. Eram crianças que vinham das zonas de Bazar, Migano, Cazivéla entre outros círculos de Namuinho, um pequeno pedaço de Quelimane. São imagens da década 90 e já passa muito tempo. Os anos fizeram desaparecer o parque nos moldes em que foi concebido. Desde lá quase que ninguém ouviu falar de parque infantil público com especificidades aceitáveis. Principalmente as crianças nascidas a partir dos anos 2000. Lupa News soube que os pais que quisessem levar os filhos a um parque obviamente tinham que improvisar. Ao que parece, Manuel de Araújo estava a par desta dificuldade. Não cruzou os braços. Trouxe uma solução.

Hoje, terça-feira (26/11), Manuel de Araújo, Presidente do Município, inaugurou o Parque Infantil em Cololo, um dos bairros suburbanos. O sonho de Manuel de Araújo é ver o parque replicado em outros bairros da cidade para que mais crianças tenham acesso. ‘’Saibam usar este nosso parque. A partir de hoje, nós queremos que vocês participem na sua gestão. Este foi o nosso primeiro parque e o nosso sonho é que este parque seja replicado em outros espaços públicos para que mais crianças tenham acesso’’, disse Manuel de Araújo no acto da entrega do parque, segundo o jornal Txopela, publicação local.

A redacção de Lupa News contactou Costa Luís, pai e residente no bairro Coalane II, próximo do Cololo, para perceber como reage a notícia. Costa Luís disse estar satisfeito uma vez que antes, principalmente nas férias, tinha que levar o filho à piscina municipal onde improvisava algumas coisas no recinto.

Costa Luís apelou aos pais para que criem tempo e levem os filhos para o parque infantil uma vez que esta pratica contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

A iniciativa de construir parques infantis nos bairros da cidade dos Bons Sinais é do Município de Quelimane em parceria com a UNICEF e UN-HABITAT.

 

Deixe uma resposta