Um total de 16 partidos políticos,incluindo duas coligações, manifestaram interesse em estarem ‘’na corrida’’ das eleições autárquicas de 10 de Outubro. Este número subiria para 18 se mais dois partidos que se dirigiram à Comissão Nacional de Eleições (CNE), na passada sexta-feira, por sinal último dia do processo, tivessem requesitos exigidos em ordem.
A informação foi revelada pela CNE na sequência da inscrição de partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos que iníciou a 15 de Junho.
De entre os 16 partidos estão MDM, RENAMO, FRELIMO. Estão,igualmente, Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), Movimento Nacional para Recuperação da Unidade Nacional (MONARUMO), Partido Popular Democrático de Moçambique (PPD), entre outros.
No referente as coligações estão a Coligação Esperança do Povo (E-Povo) compostos por doi partidos, e a Coligação União Eleitoral, compostos por dez partidos aproximadamente.
Dependendo de diversas circunstâncias ao longo do processo, dos 16 partidos alguns podem não concorrer às autárquicas de Outubro próximo.